Receba Folha do Centro gratuitamente - Mande um Whatsapp para (21) 96471-7966 Edição N° 240 - Setembro de 2016.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Inaugurado o Teatro Riachuelo no lugar do antigo Cine Palácio

Um espaço destinado à música, teatro, literatura, dança e outras demais expressões artísticas. O Centro da cidade possui o seu mais novo ambiente cultural, o Teatro Riachuelo Rio. Inaugurado dia 26 de agosto, o empreendimento ganhou os espaços do antigo Cine Palácio, um dos prédios mais tradicionais do país.
O Teatro Riachuelo Rio conta com uma estrutura totalmente original, inovadora e avançada no sistema de luz e som. Além de possuir uma platéia com estrutura para receber cerca de 1000 pessoas no local.
A reformulação do espaço ocorreu após o término das atividades do antigo cinema, em 2008. O local foi comprado pelo Banco Opportunity e a iniciativa surgiu da Aventura Teatro, juntamente com a Aventura Entretenimento, que tem como sócios Aniela Jordan, Fernando Campos e Luiz Calainho.
“O Teatro Riachuelo Rio é muito mais que um teatro, é um centro de arte e cultura multiplataforma, com ciclos de palestras, espetáculos diurnos, filmes e shows, entre outros”, comenta Luiz Calainho, sócio da Aventura Teatros.
Tombado como patrimônio da cidade, todo o processo de reforma no Cine Palácio foi acompanhado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). As obras civis foram realizadas de acordo com a necessidade de ajustar o espaço às necessidades de um moderno centro cultural.
Para manter a tradição da arquitetura, as fachadas, colunas, lustre, piso, fonte com escultura em alto-relevo esculpida na galeria de entrada e outros elementos, foram preservados e restaurados.
Mesmo com o desafio de manter a legitimidade do patrimônio histórico, o Teatro Riachuelo recebeu em sua estrutura caixa cênicas, área de apoio capaz de abrigar camarins, sala de ensaio, sala de convivência dos artistas e infraestrutura técnica, com uma tecnologia de ponta para dispersão do som 100% homogênea na sala.
O projeto de arquitetura do Teatro Riachuelo é assinado por Wanderson Ferreira e Carla Muniz. Dentro do plano de reformas, os banheiros ganharam louças e metais desenvolvidos com acabamentos especiais, com tecnologia voltada para a economia de água.
No dia 26 de agosto, o local recebeu o espetáculo “Garota de Ipanema, o amor é bossa” para festejar a sua inauguração, retratando a valorização da cultura nacional e embalando os clássicos da bossa nova.
O Teatro Riachuelo Rio tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Cultura via Lei de Incentivo à Cultura; patrocínio de conteúdo do O Globo; apoio da Localiza, ESPM e Deca; UOL como mídia oficial e PagSeguro como meio de pagamento oficial.
O centro cultural tem uma estimativa de 10.000 visitas por dia e, dentro de sua programação a cada temporada, o teatro possui uma sessão para deficientes visuais e auditivos. E ainda, todos os espetáculos oferecem uma sessão gratuita por temporada com acesso por meio de distribuição de senhas.
O Teatro Riachuelo está localizado na Rua do Passeio, 38 – Centro. O funcionamento da bilheteira ocorre: 3ª e 4ª das 12h às 20h, de 5ª a domingo das 12h até 1 hora após o início do espetáculo.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..